Fabrício Desbessel
Delphiano de coração
Colégio
 Downloads | Mapa do Site | 23 visitantes on-line 


 Login
   
    
 Lembrar de mim
Esqueceu sua senha?

 MENU
 :: Inicial
 :: Currículo
 :: Lições
 :: Contato
 :: Delphi
 :: Publicações
 :: Livros
 :: Lattes
 :: Projetos

 Clube Delphi


 Busca Google

 Lições

 Lição de Moral
Tínhamos uma aula de Fisiologia na Faculdade logo após a semana da Pátria.
Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado,
todos estavam ansiosos para contar as novidade aos colegas e a excitação
era geral...
A MAIOR BRONCA QUE JÁ LEVEI

Tínhamos uma aula de Fisiologia na Faculdade logo após a semana da Pátria.
Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado,
todos estavam ansiosos para contar as novidade aos colegas e a excitação
era geral.

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter
trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou
começar a  aula, mas você acha que minha turma correspondeu?

Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir
silêncio educadamente.
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.

Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que
eu já  presenciei.
Veja o que ele disse:
- "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse,
levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a
sala e o professor continuou.
- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, Descobri que
nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos
esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente
aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam
profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para
melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam
pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem
vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem
professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem
garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas
cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito 5 são
verdadeiros amigos fraternos (de absoluta confiança); e podemos
generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente
especiais.

É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se
isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e
colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar
uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o
tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar
dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo
feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual
grupo pertencerá.

Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje".

Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que
o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em
todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as
aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de
espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do
professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5%
que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha
razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos
5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só
o tempo dirá a que grupo pertencemos.

Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que
fazemos, se não tentarmos fazer de tudo o melhor possível, seguramente
sobraremos na turma do resto.
(Autor Anônimo)
 
 Edição Atual

Edição Atual


 Aprendizagem

Para você que quer aprender SQL, abaixo tem o link para um Objeto de Aprendizagem (OA) sobre o assunto.

Aprendendo SQL


 Frases
"Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas."
Rubem Alves

 Arquivo

Fabrício Desbessel - É permitida a reprodução de qualquer material desse site desde que seja citada a fonte.